Bibliografia

Joseph Davidowicz e a diáspora: uma vida em três continentes

RG:
BBG/456

Tipologia:
Livro

Sobrenome:
LIMA

Nome:
Edvaldo Pereira

Data:
2015

Páginas:
156

Palavras-chave:

diáspora; emigração; guerra; holocausto; imigração; judaico; judeu; Iódz; memória; Polônia

Artigo:

SINOPSE:

Quando Joseph Davidowicz nasceu, nuvens pesadas começavam a se formar nos céus da Europa. Nos anos seguintes, enquanto crescia, espalhavam-se por todo o continente. Faziam desabar uma terrível tempestade de destruição primeiro sobre sua terra, a Polônia, e sobre seu povo, o povo judeu. Depois, rapidamente atingiram quase todos e tudo no Velho Mundo. Logo estaria deflagrada a II Guerra Mundial. Logo a maior parte da humanidade estaria atrelada, de um jeito ou de outro, à impiedosa roda do destino do maior conflito bélico já visto neste planeta.

Sua caminhada de vida na infância e juventude foi uma constante luta contra o perigo e a morte que espreitavam a cada canto. Envolvendo seus passos, acontecimentos dramáticos da nossa era. A perseguição e o extermínio. A Diáspora judaica e o Holocausto. Os guetos e o levante.

Quando a poeira mortal da Guerra se assentou, veio o drama do exílio forçado. Da procura dolorosa de um lugar para chamar de seu. O chamariz do Eldorado americano, o oásis momentâneo da Suécia. Por um instante, também, o sonho de um lar na nova pátria para todos os judeus. Israel.

Quando tudo se desfez, uma mudança inesperada de rumo. Um outro horizonte. Outros desafios. Outra terra. Distante. Outro mundo. Brasil. São Paulo. Bom Retiro. O comércio de confecções. O negócio da moda. Muitas histórias. Múltiplos planos de tempos e lugares. Uma vida. Joseph Davidowicz. Um único propósito. Viver.